Sem metas não se vai a lugar nenhum

Há poucos dias, depois de uma palestra sobre liderança para jovens, uma moça me procurou para expressar sua decepção com a empresa multinacional onde trabalha há cinco anos. Comentou que fora preterida em uma promoção para um cargo de supervisão, mesmo sendo a melhor vendedora da empresa.


Eu então lhe perguntei:
- Qual foi a justificativa que a empresa lhe deu?
- Eles me disseram que eu não falo inglês fluente, e que isso é um pré-requisito para a posição – respondeu a jovem.

Eu então lhe fiz mais três perguntas:
- Você almejava esta posição?
- Sim, eu queria muito esta posição, e já fazia planos contando com ela.
- Você fala inglês fluente?
- Não. Fiquei esperando que a empresa patrocinasse um curso de inglês – respondeu ela.
- Você sabia que este era um pré-requisito para conquistar esta posição?
- Sim, eu sabia – respondeu a jovem.

E por fim eu fiz mais duas perguntas:
- Você acha mesmo que a empresa foi injusta em preteri-la nesta promoção?
- Na verdade não. Eu sei que eu poderia ter me esforçado um pouco mais.
- O que você pode fazer a partir de hoje para que isso não aconteça novamente?
- Estar preparada para quando as oportunidades aparecerem.

Muitas pessoas passam a vida esperando que os outros façam alguma coisa por elas, enquanto elas mesmas se esquecem de fazê-lo. Raramente alguém vai investir em pessoas que não demonstram interesse e empenho em seu próprio desenvolvimento.

Estabeleça metas em sua vida pessoal e profissional, construa um plano de ação para cada uma delas, e invista tempo e recursos em seu desenvolvimento. Como disse Albert Einstein, “Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia, e esperar resultados diferentes”. Se quisermos resultados diferentes no futuro, precisamos ter atitudes diferentes no presente. Lembre-se que o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo, use o seu tempo com sabedoria. Não faça o possível, mas faça o melhor.

Quanto tempo você dedica para conquistar seus sonhos e metas? Aliás, você tem metas estabelecidas para sua vida? Se não tem, reflita um pouco sobre isso, porque não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve.

Créditos: Marco Fabossi

0 comentários: